23 de junho de 2009

Roma

Segundo a mitologia, Roma foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo, que foram abandonados em um rio e criados por uma loba.
A história diz que Roma surgiu como uma fortificação militar para se defender dos Etruscos.
A história de Roma é dividida em Monarquia, República e Império.

Monarquia

A economia era baseada na agricultura, a sociedade era dividida em:
Patrícios: pater, chefes de família, aqueles que detinham o poder. Eles não eram chefes da família biológica, eram chefes na sociedade, na urbs , eram eles que governavam.
Plebeus: descendentes de imigrantes, trabalham no comércio e no artesanato.Não tinham direitos políticos.
Clientes: trabalhavam para os patrícios e deles recebiam proteção. Eram plebeus que adiquiriam dívidas.
Escravos: Eram prisioneiros de guerras e conquistas, plebeus que adiquiriam e dívidas e não conseguiam pagar.
Com a expulsão do rei Tarquínio, iniciou- se a República.

RepúblicaO

Senado, formado por patrícios, era responsável pela política romana. Nele escolhiam os magistrados, que eram cargos executivos.Também existiam três assembléias:
Assembléia Centuriata: Era a mais importante, pois era responsável pela votação das leis.Era dominada pelos patrícios.
Assembléia Tribunícia: As tribos de Roma votavam nessa assembléia, mas as tribos de patrícios eram em maior número que a de plebeus, assim os plebeus não conseguiam realizar suas vontades.
Assembléia da Plebe: Foi uma conquista dos plebeus. Nela eram votados os Tribunos da plebe, quer eram os representantes da plebe no Senado,asseguravam os direitos.
Roma conquistou muitos territórios, exercendo uma política imperialista. Essa expansão trouxe muitas mudanças políticas, sociais e econômicas.
Conseqüências da expansão:
Os prisioneiros de guerra eram transformados em escravos. Os pequenos proprietários de terra faliram, levando a marginalização da plebe, enriquecimento dos grandes proprietários de terra e a um grande êxodo rural, que contribuiu para uma onda de fome, miséria e violência.
Para controlar a massa urbana, foi criada a Política de Pão e Circo, que era a distribuição de alimentos e diversão gratuita, assim impedindo a manifestação do povo.
Também ocorreu o fortalecimento militar, contribuindo para guerras civis em Roma.
A situação dos plebeus levou algumas tribunos da plebe a proporem uma reforma agrária, foram os irmãos Graco.Eles tentaram melhorar a condição de vida dos plebeus, mas foram assassinados.
Alguns generais se fortaleceram e brigaram pelo poder, um deles, Júlio César, proclamou- se ditador e deu um golpe em Roma, mas foi assassinado pelos romanos.Outro general toma o poder e se trona o primeiro imperador de Roma.

Império

O poder se concentrava nas mãos de uma pessoa. Nesse período, guerras civis contribuíram para o enfraquecimento do Senado e fortalecimento do exército.
Caio Otávio, o primeiro imperador, recebeu o título de Augusto(posteriormente utilizado por outros imperadores), ampliou a Política de Pão e Circo, distribuiu terras a soldados e protegeu os artistas.Esse período é conhecido como a Pax Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário